Regata do Aniversário do ICAR

por Nuno Pinhel

 

Foram 33 veleiros que se encontraram na raia, comemorando o 50o aniversário do ICAR, numa regata cheia de variações.

Marcada no dia dos namorados, os fominhas trouxeram para a raia ou para terra, suas companheiras, esposas, namoradas, e festejaram juntos durante a premiação num jantar com direito a música e dança.

Na raia a surpresa de dois veleiros novatos, um de passagem, vindo de Santos, o PIAVU, um FAST 360, que correu na Cruzeiro tirando primeiro lugar e outro um barco de um novo sócio do ICAR, o ORSON JR um SKIPPER 21 de Carlos Eduardo, que logo na estréia já abiscoitou o primeiro premio da ORC 700. O GRUNAU BABY, agora com novo comandante, também estreou na raia com uma reduzida tripulação, somente o comandante Michael e sua namorada a Larissa.

Os barcos percorreram 11 milhas, com a largada em frente ao ICAR, indo até a laje do Cambeba num contravento, depois numa empopada até bóia próxima da laje Alagada, novamente contravento até o Cambeba, uma empopada até bóia em frente ao Porto Marina 1 e chegada no mesmo local da largada.

Na largada, o veleiro ASBAR III ficou em vias de atropelar pela popa 2 Angras 21, o TIKI e o PIN. Escolheu a popa do PIN fazendo uma estrago no espelho de popa, mas por sorte não pegou no leme e o PIN ainda conseguiu fazer a regata tirando um primeiro lugar na APS 4.

Já chegando na laje do Cambeba, o vento apertou muito, entrando do canal da Gipoia e chegando nas rajadas a 25 nós. Obrigou muitos veleiros a aliviarem os panos, colocarem genoa 3, rizarem o grande. Na montada do Cambeba, o RONDA, acabou esbarrando na bóia, ficando ali enroscado durante um bom tempo, o que lhe valeu o BALDE DE OURO e a perda da primeira posição entre os Angra 21 para o TIKI.

No final da primeira empopada, próximo a laje Alagada, o vento ficava muito incerto, rondando muito e com buracos sem vento. Novamente no contravento, chegando a Cambeba, o vento apertava. Nesta área de vento apertado, tivemos várias peripécias: de balão rasgando (ASBAR III), barcos atravessando (VIZCAYA, COLIGNY), escotas prendendo nas catracas (NORNE), adriças do balão estourando (TIKI) e outros fatos que com certeza aconteceram e não chegaram ao meu conhecimento. Mas dos 33 barcos somente 4 foram DNF, o DADAH, VÓ SANTINHA, CARRACA e THOA THOA I. Destacaram-se o GRUANAU BABY, que teve na tripulação somente um casal, com pouquíssima experiência em regata, e o BLAU RIO que fez todo o percurso em solitário.

 

O ZEPELIM, e MABUYA tiveram ótima performance, pegando respectivamente as duas primeiras colocações na APS GERAL. Na terceira posição ficou o PIN.

Na APS 1 TDIM com o reforço de Alexandre Braga no leme, SERAFIM e DONA BE foram os três primeiros colocados.

Na APS 2, ZEPELIM, que adotou junto com o PIN e o ORSON JR a tática do "bote da arara seca" ficou com a primeira colocação. O MABUYA e ORSON JR ficaram respectivamente com a segunda e terceira colocação. Na APS 3, o CONQUISTA ficou pouquíssimos segundos a frente do ROCINANTE, e o ASBAR III ficou em terceiro. Na APS 4, o PIN, TIKI e RONDA ficaram com as 3 primeiras colocações. Na APS C, o THA-RADO, o PIAVÚ e o KANALOA II ficaram com os prêmios.

Na ANGRA 21, o TIKI continua quase invencível, e RONDA e PIN ficaram respectivamente com segundo e terceiro lugares.

No ORC CLUB, os primeiros colocados foram ORSON JR, PIN e SERAFIM e na IMS, o CONQUISTA II conseguiu sua primeira vitória este ano. ROCINANTE e ASBAR III ficaram com 2o e 3o.

O ICAR foi a bandeira campeã com 20 veleiros entre os 33 competidores e fazendo 181 pontos. O BRACUHY ficou em segundo lugar com 41 pontos (2 conpetidores) e o ARMC ficou em terceiro com 35 pontos (3 competidores).

A premiação foi durante um jantar no ICAR, as 20:00hs, com frango chili, cerveja e refrigerante para todos. Logo após, houve música, conduzida pelo tecladista e músico José Ricardo, acompanhado pelo Manoel no atabaque e Nelinho no pandeiro, que permitiu aos convidados, dançarem até as 2:00hs da manhã. Detalhe: José Ricardo e Manoel são sócios do ICAR e Nelinho é um dos mais antigos e conhecidos marinheiros do clube.

A próxima regata é no dia 3 de julho, esperamos todos na raia.

 

 

 

 

pour le printemps / été 2013, nike a mis à jour son flyknit formateur + avec cette nouvelle bright crimson / white colorway.pour ceux d'entre vous qui sont & # 8217; t conscients, nike flyknit technologie utilise un processus de construction qui intègre le tricot précis pour étirer et confortable, personnalisé.les coutures, poids et zones de friction sont réduits en conséquence.ADIDAS CLIMACOOL BOAT PUREle fils de polyester est plus ouvert dans des domaines qui ont besoin de plus de flexibilité et plus dans des domaines qui exigent plus de soutien.ADIDAS YEEZY BOOST 750nike flyknit élimine également la nécessité pour les multiples documents et matériel utilisé pour fabriquer les dessus des réductions des chaussures traditionnelles,ADIADS YEEZY BOOST 350 V2 réduisant considérablement les déchets.Adidas Youth Superstarsi vous n'avez & # 8217; t avait une paire de flyknits sur vos pieds,ADIDAS ULTRA BOOST vous et # 8217;ADIDAS TUBULAR SHADOW KNIT re disparu!ces devrait frapper nsw détaillants dans les semaines à venir.ADIDAS ULTRA BOOSTaprès un extraordinaire lancer à l.ADIDAS YEEZY 350 BOOSTa.ADIDAS MESSI 16 FG,ADIDAS EQUIPMENT 10 il semble que la yeezus tour boutique éphémère sera sa prochaine escale à new york.juste avant que kanye west prévoit prendre madison square garden les 23 et 24 novembre le dépôt temporaire est prévue pour et divers stocks de marchandises yeezus boutique éphémère des exclusivités.don & # 8217; t attendre trop longtemps avant que tu le saches & # 8217; il sera parti.bonne chasse!
NIKE TENNIS CLASSIC ULTRA LEATHER,Nike Zoom KD 9,NIKE KOBE 12,ADIDAS NMD R1,Adidas Stan Smith,ADIDAS YEEZY 750 BOOST